Revolução Russa 2ª Semana Eixo natureza e sociedade

28/08/2020 20:49

Revolução Russa

Queda da monarquia, Revolução de 1917, Bolcheviques no poder, socialismo, comunismo, Lênin, consolidação da revolução, formação da URSS, economia e administração, resumo



O czar Nicolau II: absolutismo na Rússia pré-revolução

 Introdução

 

No começo do século XX, a Rússia era um país de economia atrasada e dependente da agricultura, pois 80% de sua economia estava concentrada no campo (produção de gêneros agrícolas).

 

 Rússia Czarista

 

Os trabalhadores rurais viviam em extrema miséria e pobreza, pagando altos impostos para manter a base do sistema czarista de Nicolau II. O czar governava a Rússia de forma absolutista, ou seja, concentrava poderes em suas mãos não abrindo espaço para a democracia. Mesmo os trabalhadores urbanos, que desfrutavam os poucos empregos da fraca indústria russa, viviam descontentes com os governo do czar.

No ano de 1905, Nicolau II mostra a cara violenta e repressiva de seu governo. No conhecido Domingo Sangrento, manda seu exército fuzilar milhares de manifestantes. Marinheiros do encouraçado Potenkim também foram reprimidos pelo czar.

Começava então a formação dos sovietes (organização de trabalhadores russos) sob a liderança de Lênin. Os bolcheviques começavam a preparar a revolução socialista na Rússia e a queda da monarquia.

 

A Rússia na Primeira Guerra Mundial

 

Faltava alimentos na Rússia czarista, empregos para os trabalhadores, salários dignos e democracia. Mesmo assim, Nicolau II jogou a Rússia numa guerra mundial. Os gastos com a guerra e os prejuízos fizeram aumentar ainda mais a insatisfação popular com o czar.

 

 Greves,  manifestações e a queda da monarquia

 

As greves de trabalhadores urbanos e rurais espalham-se pelo território russo. Ocorriam muitas vezes motins dentro do próprio exército russo. As manifestações populares pediam democracia, mais empregos, melhores salários e o fim da monarquia czarista. Em 1917, o governo de Nicolau II foi retirado do poder e assumiria Kerenski (menchevique) como governo provisório.

 

 A Revolução Russa de outubro de 1917

 

Com Kerenski no poder pouca coisa havia mudado na Rússia. Os bolcheviques, liderados por Lênin, organizaram uma nova revolução que ocorreu em outubro de 1917. Prometendo paz, terra, pão, liberdade e trabalho, Lênin assumiu o governo da Rússia e implantou socialismo. As terras foram redistribuídas para os trabalhadores do campo, os bancos foram nacionalizados e as fábricas passaram para as mãos dos trabalhadores.

Lênin também retirou seu país da Primeira Guerra Mundial no ano de 1918. Foi instalado o partido único: o PC (Partido Comunista).

  

A formação da URSS

 

Após a revolução, foi implantada a URSS ( União das Repúblicas Socialistas Soviéticas). Seguiu-se um período de grande crescimento econômico, principalmente após a NEP ( Nova Política Econômica ). A URSS tornou-se uma grande potência econômica e militar. Mais tarde rivalizaria com os Estados Unidos na chamada Guerra Fria. Porém, após a revolução a situação da população geral e dos trabalhadores pouco mudou no que diz respeito à democracia. O Partido Comunista reprimia qualquer manifestação considerada contrária aos princípios socialistas. A falta de democracia imperava na URSS.

  

Os líderes da União Soviética durante o regime socialista:

 

- Vladimir Lenin (8 de novembro de 1917 a 21 de janeiro de 1924) 
- Josef Stalin (3 de abril de 1922 a 5 de março de 1953)
- Nikita Khrushchov (7 de setembro de 1953 a 14 de outubro de 1964)
- Leonid Brejnev (14 de outubro de 1964 a 10 de novembro de 1982)
- Iúri Andopov (12 de novembro de 1982 a 9 de fevereiro de 1984)
- Konstantin Chernenko (13 de fevereiro de 1984 a 10 de março de 1985)
- Mikhail Gorbachev (11 de março de 1985 a 24 de agosto de 1991

 

Fonte: https://www.suapesquisa.com/russa/ Acessado no dia 23 de abril 2020.

 

Questões sobre a Revolução Russa

Questões para testar os conhecimentos sobre a Revolução Russa, testes de múltiplas escolhas, exercícios


 

Questões sobre a Revolução Russa (respostas no final da página)

 

1. Uma das principais causas da Revolução Russa foi a situação de injustiça social que afetava as camadas mais pobres da população no começo do século XX. Qual das alternativas abaixo apresenta características do contexto histórico da Rússia pré-revolução?

 

A - trabalhadores urbanos, clero e nobreza pagavam altos impostos; setor industrial desenvolvido; camponeses vivendo em situação de miséria.

B - trabalhadores rurais vivendo em extrema situação de pobreza; economia atrasada; altos impostos pagos pelas camadas mais baixas da sociedade.

C - agricultura atrasada, distribuição de renda igualitária; privilégios sociais, políticos e econômicos para a nobreza.

D - boa situação econômica para toda população, falta de democracia, altos impostos pagos pela nobreza e clero.

  

2. A Revolução Russa de outubro de 1917 foi liderada por Lênin e os revolucionários prometiam as seguintes ações:

 

A - Implantação o sistema capitalista na Rússia após a revolução.

B - Um governo socialista, apoiado pela nobreza russa.

C - Distribuição de terras, igualdade social, democracia e participação do clero nas decisões do governo.

D - Paz (saída da Rússia da 1ª Guerra Mundial), terra, pão, liberdade e trabalho.

 

3. Qual das alternativas abaixo apresenta as principais mudanças ocorridas na Rússia após a revolução e implantação do socialismo?

 

A - Nacionalização de bancos; implantação de leis que favoreciam os donos de indústrias, implantação de sistema democrática com eleições livres e diretas para todos os cargos públicos.

B - Redistribuição de terras para os trabalhadores do campo

C - Redistribuição de terras para os trabalhadores do campo; nacionalização de bancos; controle das fábricas pelos operários.

D - Implantação de sistema democrático, fortalecimento de laços econômicos e militares com os Estados Unidos, criação de governo composto por integrantes de todas as camadas da sociedade russa.

 

4. Qual das alternativas abaixo explica melhor a situação política da Rússia após a Revolução?

 

A - O sistema político era unipartidário, ou seja, o governo era controlado por um único partido político: PC (Partido Comunista).

B - O sistema político era bipartidário, ou seja, o governo era controlado por dois partidos políticos: PC (Partido Comunista) e PM (Partido Monarquista).

C - Existiam várias partidos políticos e os presidentes eram escolhidos através de eleições diretas.

D - Embora houvesse apenas um partido político, o Partido Comunista, havia muita liberdade política e de expressão onde todos podiam manifestar livremente suas opiniões e posições políticas sem sofrer perseguições.

 

5. Em 1922 foi implantada a URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas). Qual das alternativas abaixo apresenta características da URSS.

 

A - Total liberdade política, investimentos em arte e cultura, política econômica voltada para as camadas mais pobres da população.

B - Sistema econômico capitalista, política militarista, aliança política e militar com os Estados Unidos e Grã-Bretanha.

C - Adesão à economia de mercado, fortes laços comerciais com países do oeste europeu, repressão aos opositores políticos.

D - Falta de democracia, governo controlado pelo Partido Comunista, fortes investimentos nos setores industriais e bélicos.