Músico visita família e amigos em Cruz do Espírito Santo

02/10/2015 21:01

 

 Desde a semana passada o pianista Salomão Soares se encontra na casa de seus pais em Cruz do Espírito Santo – PB aproveitou uma folga para mata saudades da família e dos amigos. Nesta terça feira dia 21 de julho de 2015, Salomão concedeu uma entrevista para o site Betomendonca.com, na ocasião fez um retrospectos de sua vida com despertar para música através de sua mãe Maria José mais conhecida na cidade como Branca, seu pai Soares, que participava de grupo musicais na igreja.  

            Começou tocando teclado, participando de festa da escola e aniversários na cidade, em seguida foi convidado para tocar numa banda na cidade de Bayeux, daí então teve a oportunidade de conhecer outros músicos da capital, foi quando um amigo lhe fez um convite para tocar piano em um navio de cruzeiro, o mesmo disse que de início teve medo de não corresponder, mais afinal tudo deu certo, após esta  experiências, surgiu outra oportunidade na qual era seu sonho de puder estudar no Conservatório dramático e musical de Tatuí em São Paulo, considerado uma melhor da América Latina.

            Finalizando a entrevista Salomão Soares, disse da grande satisfação de rever a família se amigos e deixou uma mensagem de incentivo para os jovens, em qualquer seja a função que você venha abraçar faça com muita dedicação que bons resultados com certeza alcançarão.

 

Por Beto Mendonça

           

                                                             Biografia

                 

  Nascido e criado no interior paraibano, o pianista e arranjador radicado na cidade de São Paulo, apesar dos seus vinte quatro anos, carrega uma vasta experiência em suas criações musicais. Durante sua infância e adolescência, sempre ouviu boa música em casa e respirou bons ares interioranos em Cruz do Espírito Santo, aflorando sua musicalidade desde muito cedo por influência de seus pais. O pai, seu José, sempre foi um apaixonado pela música brasileira de Luiz Gonzaga, Paulinho da Viola e Elis Regina. A mãe, Maria José, muito cuidadosa, tinha todas aquelas melodias antigas na ponta da língua, além de dedilhar algumas das quais gostava ao violão. Notável terra musical que é, o menino cresceu nesse pedaço de nordeste ouvindo histórias do sertão paraibano, tocando saxofone na banda marcial da cidade, batendo triângulo, zabumba e pandeiro embalado pelas festas de São João.

     

     De 2008 pra cá, mergulhou profundamente aos estudos, à pesquisa e ao seu desenvolvimento como instrumentista, arranjador e compositor. Como consequência dessa busca, Salomão segue com destino à São Paulo com intuito de expandir suas fronteiras e se forma em Piano Popular pelo conceituado Conservatório Dramático e Musical de Tatuí, sendo orientado pelo pianista André Marques (Hermeto Pascoal e Grupo). Daí em diante, seu caminho tomou ainda mais prumo, seus passos ficaram mais largos e seus desejos puderam tomar de conta do seu fazer musical.

 

      Envolto de um talento e sensibilidade incríveis, o pianista paraibano domina diversas linguagens da música popular, que lhe permitem uma versatilidade muito grande em seus trabalhos musicais. Suas performances são sempre notáveis e seus arranjos tem sido reconhecidos por alguns nomes da música brasileira como Hermeto Pascoal, Filó Machado, Fábio Leal, Arismar do Espírito Santo, Altay Veloso e Lilian Carmona, além de inúmeros outros trabalhos e artistas com quem já dividiu palcos e gravações. Excursiona com o Rodrigo Digão Braz Trio, participando de festivais pelo Brasil inteiro. O trio gravou, no final de 2014, o seu primeiro disco intitulado “Carvão”. Salomão Soares também produziu e arranjou o disco “casa que é mundo” da cantora paraibana Rinah, que será lançado em 2015.

 

      Salomão Soares se mostra claramente como um dos destaques da nova geração do piano brasileiro e já foi apadrinhado pelo músico Itiberê Zwarg (Hermeto Pascoal e Grupo), e o convidou à ministrar um curso sobre música universal e realizar um show ao seu lado no teatro do Sesc Pinheiros em São Paulo. A qualidade de seus arranjos e produções tem ganhado notoriedade cada vez mais na cena musical paulistana e constantemente seu trabalho vem sendo requisitado, participando de festivais, shows e gravações, envolvendo as diversas esferas culturais do entretenimento, englobando o teatro, a televisão, o rádio e a internet. É um músico desprovido de preconceito, um guerreiro batalhador pela sobrevivência das culturas populares, do compositor e da música instrumental brasileira.

 

Fonte: www.salomaosoares.com.