Inauguração e missa de ação de graça, marca a abertura das festividades de 124 anos de Emancipação Política de Cruz

08/03/2020 21:18

 

 A prefeitura Municipal de Cruz do Espírito deu início neste sábado 07 de março de 2020 as comemorações alusivas aos 124 anos de Emancipação Política do Município, com a inauguração da revitalização da entrada da cidade e Missa de ação de ação de graça.

 Estiveram presente o prefeito Pedro Gomes Pereira, Secretária de Assistência Social e primeira Dama Germana Machado, Vice prefeita Aely Victor e seu irmão Eufrásio Victor, Secretária de Educação Genilda Ribeiro, da Saúde Amanda, Agricultura Gilvan, Vereador Bartolomeu, Beto de Alberto, João Santana, Norberto de Paiva, Maria do Socorro, mãe do prefeito Lucinha Cunha e seu esposo Josinaldo, Dona Iolanda avó do prefeito,  Dona Inês Cunha,  Ex- primeira dama Socorro Fernandes, Padre Cícero Salvador Capelão da polícia militar da Paraíba, suplente de vereadores, lideres comunitários e a população em geral.   

A abertura da solenidade de inauguração teve início às 19 horas com a fala do prefeito que agradeceu a todos presentes, saudou as autoridades e mencionou a dedicação de sua mãe Lucinha Cunha por essa realização do paisagismo da entrada da cidade, e adiantou ainda que este é um trabalho que a mesma vem realizando desde o início do seu primeiro mandato,  nos canteiros e praças da cidade e também agradeceu a Felipe e Henrique por suas contribuições  na obra.

o Padre Cícero Salvador fez uso da palavra e destacou a importância da revitalização deste obelisco que traz uma placa que faz um resumo dos principais fatos históricos que marcaram a História de Cruz do Espírito Santo. Em seguida benzeu o monumento e foi para o local onde esta o nome da cidade, na ocasião foi realizado uma contagem regressiva para o prefeito Pedrito acende as luzes do letreiro, finalizando com as bênçãos do Padre Salvador e uma foto oficial.

  Após este momento de inauguração da revitalização da entrada da cidade todos foram para a Matriz do Divino para Missa de ação de graça, em frente a igreja foi executado o Hino Nacional e do município pela Banda Marcial 7 de Março e   hasteadas as bandeira do município pelo prefeito Pedrito e a primeira Dama Germana Machado, do Brasil pelo Padre Cicero Salvador e Dona Inês Cunha e da Paraíba pelo vereador Bartolomeu e Maria do Socorro.

A primeira leitura da missa foi feita pelo prefeito Pedrito e a segunda leitura pelo ex-vereador Eufrásio Victor. No momento da homilia o Padre Cicero Salvador falou do momento da quaresma e o amor a próximo e acrescentou de forma especial o aniversário de Emancipação Política de Cruz do Espírito Santo, mencionado também jeito humano de administrar do Prefeito Pedrito, voltado sempre para aqueles que mais precisa e resumiu a atuação do prefeito em uma frase: “O poder não subiu a sua cabeça”. E finalizou dizendo continue assim que será uma pessoa abençoada por Deus.   

No final da missa todos reuniram na frente da Matriz do Divino Espírito Santo para cantar os parabéns no bolo do aniversário de 124 anos de Emancipação Política sobre execução da Banda 7 de Março, em seguida foi cortado o bolo e distribuídos com refrigerante a todos presente ao primeiro dia alusivo as festividade de nossa cidade, que terá sequência na próxima semana com inaugurações de obras, atividades esportivas e show na Praça dos Três Poderes.

O obelisco restaurado, foi construído no centenário de Cruz do Espírito Santo ocorrido em 1996 na administração do então prefeito Rafael Fernandes de Carvalho Júnior, a placa deste obelisco tinha sido doada pelo ex-ministro da fazenda Maílson da Nobrega, mas esta placa desapareceu do local e agora, com a revitalização do local foi confeccionada uma nova placa, com um resumo dos principais fatos histórico do município de 1600 quando os portugueses chegaram a região na próximo o onde hoje é a cidade até 2020, Aniversário de 124 anos de Emancipação Política na administração de Pedro Gomes Pereira “Pedrito”.  Pesquisado pelo professor e historiador Francisco Mendonça.  

 

 

 

Por: Beto Mendonça