Passeio ecológico em comemoração aos 126 anos de Emancipação Política de Cruz do Espírito Santo

07/03/2023 05:35

Aconteceu na manhã do dia 11 de março de 2022 um passeio Ecológico numa parceria da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Meio ambiente, como parte das comemorações do aniversário de 126 anos de Emancipação Política de Cruz do Espírito Santo, com alunos das Escolas Municipais Renato Ribeiro Coutinho, Antônio Virginio Cabral e Rafael Fernandes de Carvalho com alunos do Ensino Fundamental II.

 

 

Além dos alunos participaram da caminhada o Secretário de Educação Adjelson Avelino, Adjunto Beto Mendonça, Secretário de Cultura Philipe Alcântara, secretária adjunta do Meio ambiente Ana Cláudia e Walber,  Coordenador pedagógico da secretaria de educação Wagner Rodrigues, professores Jardelson de Educação Física, Leandro de Ciência, Anderson de Educação Física, Vicente de História, supervisora Branca, Diretora adjunta da Escola Renato Ribeiro Sandra e a diretora Vânia da Escola Rafael Fernandes e Fernanda enfermeira da Secretaria Municipal de Saúde no apoio.

A trilha ecológica teve início com uma aula de campo do professor de ciência Leandro da Escola Rafael Fernandes que de forma brilhante explicou com se forma um ecossistema e explicou a importância da preservação do meio ambiente e fez referência a Mata Atlântica é um bioma, composto por diferentes formações vegetais e ecossistemas associados, que se destaca por sua grande biodiversidade, incluindo, por exemplo, várias espécies endêmicas (que ocorrem apenas nessa região). Hoje, devido a uma série de fatores, que incluem, por exemplo, a atividade humana, restam, segundo a Fundação SOS Mata Atlântica, apenas 12,4% da floresta que existia originalmente.

A Mata Atlântica é um bioma que cobria uma área de 15% do território brasileiro, área essa que incluía os estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe.

O passeio teve como ponto inicial em Maria das Cordas e percorreu uma trilha por dentro da Mata Atlântica até a localidade de Izabel Dias, num percurso de 3 km, onde os representantes da Secretaria de Meio Ambiente   reuniram os alunos para explicar a importância da natureza e na ocasião foi realizado plantio de Ipês. Nesse local foi oferecido um almoço para todos os participantes da caminhada ecológica.

 

Por Beto Mendonça