Inauguração da climatização da escola Antônio Virginio Cabral

16/05/2020 08:45

 

Aconteceu na manhã de quarta-feira dia 04 de março de 2020, a inauguração da climatização da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Antônio Virginio Cabral localizada no Conjunto Francisco Cunha em Cruz do Espírito Santo.

O evento contou coa presença do prefeito Pedro Gomes Pereira “Pedrito”, Secretária Municipal de Educação Genilda Ribeiro, Secretário Adjunto de Educação Beto Mendonça, Secretário de obra da prefeitura Valdomiro Batista, coordenador pedagógico Antônio Felix, vereadores Bartolomeu, Aline Povão, Norberto de Paiva, João Santana. A solenidade teve início com a fala da diretor da Escola Adelson  Almeida que agradeceu a presença de todos e mencionou a realização de um sonho de alunos, professores e funcionários a climatização da escola,  e hoje nós que fazemos parte deste instituição educacional queremos agradecer ao prefeito Pedrito por esta realização, sabemos que durante as duas gestão sempre atendeu as reivindicações da escola Antonio Virginio Cabral, e pelo segundo ano seguido é inaugurado benefício na escola.

Em seguida a secretária de educação Genilda Ribeiro destacou a importância do trabalho vem sendo realizado pelo prefeito Pedrito de reforma e ampliação das unidades de ensino do Sistema Municipal de Educação, priorizando o melhor pela nossa educação, e hoje a escola Antonio Virginio ganhou esse presente a climatização de todas salas de aulas.

A fazer uso da palavra o Prefeito Pedrito agradeceu a todos, em nome da vereadora Aline Povão saudou os demais vereadores presente e em nome do diretor Adjelson saudou todos os funcionários da Escola Antônio Virginio Cabral, em seguida destacou a importância das reformas e ampliação das escolas e sua meta é atender as reivindicações das comunidades durante  as visitas feitas nas localidades e tendo como base o Plano Municipal de Educação e escutando as orientação da Secretaria Municipal de Educação, este ano estão sendo reformada e ampliadas 5 escolas  com recurso próprio que corresponde ao total de 600.000,00 (seiscentos mil reais ), estes investimentos tem como objetivo melhor os índices educacionais do município de Cruz do Espírito Santo. Foram forrada todas as salas de aulas e climatizadas, atendendo ao sonho desta comunidade escolar com mencionou em suas palavras o diretor, nessa nossa gestão estão pela terceira vez inaugurando obras nessa instituição, nossa satisfação é cada vez maior em atender as orientações da secretaria de Educação e aos pedidos dos gestores das escolas municipais. Finalizou dizendo estou muito grato de poder proporcionar na festa de aniversário de 124 anos de Emancipação Política de nossa cidade investimentos que com certeza vão contribuir para melhor nossos índices educacionais e o bem está para alunos e funcionários das escolas municipais.   

 No PME (Plano Municipal de Educação na meta 06 – oferecer educação em tempo integral em até 50% das escolas públicas de educação básica. na estratégia 6.2 Buscar, em regime de colaboração, programa de ampliação e reestruturação das escolas públicas por meio da instalação de quadras poliesportivas, laboratórios, bibliotecas, cozinhas, refeitórios, banheiros, bem como a aquisição de material didático e de formação de recursos humanos para a educação em tempo integral.

 Sendo que o governo federal suspendeu o repasse do Programa Novo Mais Educação no qual os alunos permaneciam um período de 7 horas na escola, mas o município vem cumprindo a meta no que é de sua responsabilidade, com objetivo de oferecer uma educação de boa qualidade aos alunos do município. Nesses 7 anos de mandato já forma reformada 17 das 18 unidades que oferece educação no município, ou seja, um percentual de 94%.

 

 

Foi construída em 1981, na gestão do ex-prefeito Antonio Carneiro da Cunha Neto. Foi inaugurado no dia 1º de março de 1982, o nome deste estabelecimento de ensino é uma homenagem a Antonio Virginio Cabral, já falecido por ter prestado relevante serviço ao povo, fazendo parte do quadro dos filhos ilustre deste município. O mesmo morava na fazenda Espírito Santo em terra própria e foi vereador com uma boa atuação na câmara do nosso município casa do Monsenhor José João.

            Quando foi construída era uma pequena escola com apenas 4 salas de aula, mas teve grande importância para o conjunto Francisco Cunha que na época não tinha escola para atender os alunos desta comunidade, com o passar do tempo à população foi aumentando e com a construção do conjunto Júlia Paiva Houve a necessidade de uma ampliação para 8 salas de aulas, 2 banheiros, cantina, um salão para reunião e recreação. Durante este período funcionava de 1ª a 4ª série do ensino fundamental.

            Em 2002, a secretaria de educação do município implantou a 2ª fase do ensino Fundamental começando com duas turmas da 5ª série no ano seguinte a 6ª até a 8ª série. Devido um longo período sem reforma a escola estava enfrentado sérios problemas para o seu funcionamento com madeiramentos totalmente estragados, paredes e piso bastante danificado, ou seja, está necessitando de uma reforma completa e assim foi feito.

            Em 2006 a escola foi ampliada e reformada na administração do atual prefeito de Cruz do Espírito Santo, Rafael Fernandes de Carvalho Junior, com essa reforma a escola ganhou novos banheiros, Biblioteca, e sala de aula bem ventiladas novas carteiras tornando um ambiente agradável para o ensino e aprendizagem. Foi inaugurado o melhoramento da escola no dia 29 de julho de 2006, com a presença da comunidade autoridades locais e familiares de Antonio Virginio Cabral, que no momento foi prestado mais uma homenagem.      

            A escola Antonio Virginio Cabral é uma das escolas do município de Cruz do Espírito Santo, bem mais estruturada tanto no quadro administrativo como docente contando grande parte dos seus professores graduados e pós-graduados, e parte física deste estabelecimento, bastante ampla contando um ginásio de esporte.  

                                                                                                                         

Por:  Beto Mendonça