Festa de Santa Luzia

13/10/2021 21:43

A Igreja de santa Luzia foi construída em 1862 no Engenho Tabocas de propriedade de Dr. José Fernandes de Carvalho com a desativação do engenhos foi vendido para a família Ribeiro Coutinho e colocaram o nome de Fazenda Santa Luzia, durante o domínio da Usina Santa Helena todos os anos no mês de dezembro era realizada a festa de Santa Luzia com a celebração religiosa e a Festa no pavilhão e parques de diversões, eram durante a década de 80 uma das mais tradicionais festa da região, atraindo pessoas de várias cidades da Paraíba.

A tradicional Festa de Santa Luzia acabou com a falência da Usina Santa Helena no início da década de 90, nesse período a empresa arrendou as terras para rendeiros dos Estado de Pernambuco em seguida as terras foram adquiridas pela Destilaria Miriri os atuais proprietários.

Em 1996 a senhora Joana Darc organizou uma procissão saindo de sua casa na Rua Cezar Cartaxo, Centro de Cruz do Espírito Santo com destino a fazenda Santa Luzia no local era celebrado uma missa com os féis da comunidade e da cidade, com o passar dos anos foi aumentando a quantidades de pessoas do município e cidades vizinhas, devido um aumento do número de participantes a cada ano a pedido do padre Cicero Salvador alguns anos a saída acontece na frente da Matriz do Divino Espírito Santo.

No ano de 2020 a procissão foi realizada no estilo drive-in devido o período de pandemia os decretos estaduais e municipais não permitiam as caminhadas, como está prevista para este ano de 2021 o mesmo estilo. Este ano completa 25 anos da Procissão de Santa Luzia em Cruz do Espírito Santo – PB. E 159 anos da construção da Igreja.    

 

 

 

Fonte: www.betomendonca.com